“Criança consciente, gente educada que não faz acepção
1 – Título do Projeto: “Criança consciente, gente educada que não faz acepção”
2 – Justificativa
Atualmente no Brasil, a questão racial tem sido muito discutida, chamado atenção principalmente para a situação do negro, sua cultura e a sua participação na sociedade. Assunto relevante, que precisa ser conhecido de todos, para melhor ser compreendido e propor estratégias que viabilizem: combate ao preconceito; a inclusão social e a promoção da igualdade.
E para melhor assegurar essa diversidade humana e cultural, a escola como agente responsável pela socialização poderá desenvolver nas crianças desde a mais tenra idéia, uma consciência crítica que possibilite a convivência com as diferenças de forma positiva e respeitosa, e a construção de identidade. Nessa proposta observa-se o fortalecimento da democracia e da cidadania. Busca-se com esse projeto compreender como se dão as relações raciais considerando que é necessário educar o individuo para que haja convivência saudável no local onde possa estar inserido.
3 – Objetivo Geral
- Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para formação de cidadãos consciente, capazes de compreender e relacionar-se com as diferentes culturas, fortalecendo assim, o respeito mútuo e a convivência solidária, combatendo toda forma de discriminação, na a construção de uma sociedade mais justa.
4 – Objetivos Específicos
- Incentivar o respeito ao próximo e a amizade;
- Fortalecer a convivência com as diferenças;
- Entender e valorizar a identidade da criança negra;
- Desenvolver o senso cooperativo, solidário e de respeito mútuo no ambiente da escola e da comunidade;
- Desconstuir conceitos e valores distorcidos que são repassados e enraizados de geração para geração.
5 – Conteúdos
- Linguagem oral e escrita
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Movimento (psicomotricidade)
- Leitura Infantil
- Cidadania/Ética
- Música
- Arte
6 – Metodologia
- Livro “A Bonequinha Preta” de Alaíde Lisboa de Oliveira para leitura aos alunos;
- Caixa de papelão/ caixa surpresa;
- Cartolina para confecção de cartazes;
- Papel colorido para montagem de quebra-cabeças;
- Papel chamex para dobraduras, pinturas, colagens e desenhos;
- Massinha para modelagem;
- Jornais e revistas para recortes;
- Embalagens de produtos que contém receitas/ principalmente de pratos típicos da culinária afros;
- Mapa Mundi/ Globo terrestre;
- DVD/ dança e musica africana;
- Saco de papel para confecção de uma máscara.
7 – Avaliação
A avaliação se dará de forma contínua e diagnóstica, visa rever a própria prática docente, com a intenção de criar possibilidades significativas para incentivar os alunos a desenvolverem-se, considerando os processos individuais ao executarem trabalho em grupo e o envolvimento no decorrer de todas as atividades propostas.
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