Henrique Mesquita
Cuidados com a gripe H1N1
PÚBLICO
4ª série do Ensino Fundamental
MÍDIAS UTILIZADAS
- Computador;
- Internet;
- Rádio;
- TV;
- Aparelho de DVD;
- Gravador.
OBJETIVOS
- Identificar os cuidados que devem ser tomados na prevenção contra a gripe H1N1;
- Identificar os principais sintomas da gripe H1N1;
- Divulgar na escola e comunidade escolar os resultados da pesquisa;
- Utilizar diferentes mídias para a realização da pesquisa, de modo a orientar o uso adequado das mesmas.
JUSTIFICATIVA
O tema abordado é de interesse geral e de utilidade pública na orientação para prevenção, cuidados e interação dos alunos com os acontecimentos importantes que acontecem em nossa região e no mundo atualmente.
A mídia, principal veículo de transmissão de informações, se torna neste caso um importante coadjuvante na pesquisa e desenvolvimento do tema abordado.
METODOLOGIA
Os alunos serão os principais atores desta pesquisa, à medida que buscarão informações através de pesquisas na internet, rádio e TV na coleta de informações sobre transmissão e cuidados em relação à gripe H1N1.
Primeira Etapa
Os alunos pesquisarão na sala de informática o maior número de informações sobre o tema. Em seguida, em sala de aula, será realizado um levantamento e listagem sobre as informações coletadas, de modo a correlacioná-las.
Segunda Etapa
Será passado vídeo da Secretaria da Saúde sobre os cuidados e prevenção contra a gripe H1N1. Em seguida, será realizado um debate sobre quais cuidados vem sendo tomados na escola, na casa e na comunidade em relação à prevenção da gripe H1N1.
Terceira Etapa
Os alunos ouvirão o jornal local em sua primeira meia hora, o qual traz informações gerais sobre a cidade e coletarão informações sobre as últimas notícias sobre o tema.
Quarta Etapa
Os alunos irão organizar as informações coletadas em forma de frases que chamem a atenção sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à prevenção da gripe H1N1.
Em seguida, gravarão as mesmas em fita cassete e essas informações serão divulgadas nos alto falantes da escola durante o horário de entrada e intervalo.
Resultados Esperados
- Aprender a utilizar as mídias em favor de objetivos próprios;
- Formar alunos pesquisadores e autônomos, coadjuvantes e responsáveis por seu desenvolvimento;
- Conscientização e envolvimento dos alunos com a s notícias de interesse local e mundial.
Cronograma De Atividades
AULA | ASSUNTO | DURAÇÃO |
PRIMEIRA | - Pesquisa na Internet - Organização das informações coletadas | - 50 minutos - 50 minutos |
SEGUNDA | - Assistir ao vídeo - Debate | - 15 minutos - 30 minutos |
TERCEIRA | - Ouvir programa de rádio local | - 30 minutos |
QUARTA | - Elaboração das frases - Gravação das frases em fita cassete | - 50 minutos - 30 minutos |
Critérios De Avaliação
- Envolvimento e interesse dos alunos nas diversas fases do processo de aprendizagem;
- Participação nas diversas fases do projeto;
- devolutivas durante o debate e elaboração das frases.
Socialização
- Divulgação da pesquisa na escola e para a comunidade escolar em eventos e reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário