quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto-Oficina de Informática


PROJETO OFICINA DE INFORMÁTICA

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Morada Nova de Minas – MG

A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos e uma das principais metas para um país com tanta diferenças como o nosso.” (Autor Desconhecido)

I – Introdução

O projeto de Oficina de Informática tem como objetivo dar oportunidade a crianças e adolescentes a terem contato com o mundo da informática, desenvolvendo dessa forma a auto-estima, o emocional,as relações pessoais e grupais, o intelecto e a criatividade, adquirindo autonomia e experiência profissional, tornando-os capazes de adquirirem um espaço na vida social e profissional.

II – Justificativa

O projeto Oficina de Informática justifica-se pela situação em que se encontra atualmente o nosso país. Há inúmeras crianças e adolescentes que se quer conhecem um computador, ou que nunca tiveram a oportunidade de manuseá-lo, seja por questões financeiras ou sociais.
A Oficina em questão busca minimizar essa situação, dando oportunidade a inúmeras crianças e adolescentes de terem um conhecimento básico sobre informática, procurando dessa forma desenvolver a inclusão digital e social.
A Oficina visa, também, preencher o tempo ocioso de algumas crianças e adolescentes, tirando os mesmos das ruas e do contato com drogas, bem como as mantendo longe de comportamentos e atos ilegais, dando a todos novas oportunidades de caminhos a serem percorridos.

III – Público Alvo

A Oficina de Informática tem como público alvo crianças e adolescentes que são atendidas no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, do Município de Morada Nova de Minas – MG, com faixa etária entre 13 a 17 anos.

IV – Prazo de duração da oficina
A Oficina de Informática está prevista para durar 04 (quatro) meses, com inicio previsto para 20 de abril de 2010, término em 25 de agosto de 2010.

V – Data, Horário e local de realização da oficina
A oficina de informática será realizada toda quarta-feira, na Casa da Cultura (na sala do TELECENTRO) do Município de Morada Nova de Minas – MG, a partir das 13:30 h. A ta prevista para inicio e término esta mencionada no item anterior.

VI – Problematização
A proposta da Oficina de Informática é despertar o interesse pela informática, identificando aptidões e habilidades, bem como a necessidade de se estar em contato com a tecnologia, que permitirá aos futuros profissionais encararem os desafios do atual e futuro mercado de trabalho.
Com o preenchimento do tempo ocioso dos participantes, estes terão motivos para ficarem longe das drogas e atitudes ilegais, bem como de pessoas que as podem levar para um caminho sem volta.

VII – Metodologia

A Oficina de Informática se consolida a partir de encontro semanal, na sala do TELECENTRO, localizada na Casa da Cultura do Município, com crianças e adolescentes de famílias que frequentam o CREAS.
Os encontros serão coordenados pelo Advogado do CREAS Renato Gonçalves Morato, juntamente com as profissionais que trabalham no TELECENTRO, e com a colaboradora/Psicóloga do CREAS, Juliana Gontijo.

VIII – Técnicas a serem desenvolvidas na Oficina

Para que os objetivos sejam atingidos, serão desenvolvidas as seguintes técnicas de trabalho:

A – aula teórica de informática
B – aula prática de informática
C – pesquisas na internet sobre temas diversos
D – digitação e produção de textos
E – apresentação de palestras sobre inúmeros temas relacionados às crianças e adolescentes, como por exemplo: DST, sexo, drogas, crimes, meio ambiente, cidadania, direitos e deveres, etc.
F – discussão sobre os temas que serão apresentados.
IX – Objetivo Geral

A Oficina de Informática tem como objetivo geral desenvolver a inclusão digital e social no Município de Morada Nova de Minas-MG, criando condições aptas para as crianças e adolescentes do CREAS se incorporarem à sociedade e ao mercado de trabalho.

X – Objetivos Específicos

São objetivos específicos da Oficina de Informática: transmitir aos participantes conhecimentos básicos de informática, que lhes auxiliarão no mercado de trabalho e na vida social, despertar e conscientizar nas crianças e adolescentes a importância da sua vida social, bem como no mercado de trabalho, identificar aptidões e habilidades, e, discussão e conscientização de inúmeros temas relacionados às crianças e adolescentes.

IX-Cronograma

Data
Atividades/Temas
20/04/2010
Apresentação/ Informática
28/04/2010
Direitos e Deveres
05/05/2010
Entidades e órgãos/ Informática
12/05/2010
Documentos obrigatórios e cidadania/Informática
19/05/2010
Métodos contraceptivos/ Informática
26/05/2010
Sexo e DST/ Informática
02/06/2010
Pedofilia/ Informática
09/06/2010
Três podres/ Informática
16/06/2010
Drogas/ Informática
23/06/2010
Família/ Informática
30/06/2010
Namoro/ Informática
07/07/2010
Saúde/ Informática
14/07/2010
Mercado de trabalho/ Informática
21/07/2010
Inclusão Digital/ Informática
28/07/2010
Meio Ambiente/ Informática
04/08/2010
Alcoolismo/ Informática
11/08/2010
Informática
18/08/2010
Informática
25/08/2010
Finalização dos Trabalhos/ Confraternização


XII- Parcerias
A Oficina de informática a ser desenvolvida pelo CREAS-MORADA NOVA DE MINAS/MG, será realizada em parceria com as profissionais do Telecentro- Angela Maria Tavares Corrêa- Coordenadora do telecentro e Clívia Giselle da Silva- Monitora do Telecentro, localizado no prédio da Casa da Cultura do município.

XIII- Conclusão

Oficina de informática a ser desenvolvida pelo CREAS-MORADA NOVA DE MINAS/MG,tem como meta promover a inclusão digital. Mas democratizar o acesso às tecnologias da Informação ainda é um desafio no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário