sábado, 20 de agosto de 2011

Sexualidade na adolescência...

ADOLESCÊNCIA: O DESPERTAR DA SEXUALIDADE - INFORMAÇÃO NÃO PODE FALTAR!

Escola Municipal “Adair de Oliveira Pinto” – Quartel Geral

Turmas: 8º e 9º Anos

Objetivos pretendidos com a atividade proposta:

ü Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano;

ü Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;

ü Identificar e repensar tabus e preconceitos referente à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos;

ü Reconhecer como construções culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;

ü Identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimento e desejos do outro;

ü Reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir prazer numa relação a dois;

ü Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;

ü Agir de modo solidário aos portadores do HIV e de modo propositivo em ações públicas voltadas para prevenção e tratamento das DSTs/AIDS;

ü Conhecer e adotar práticas de sexo protegido, ao iniciar relacionamento sexual;

ü Evitar contrair ou transmitir DSTs/AIDS;

ü Desenvolver a consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade;

ü Compreender a adoção de métodos contraceptivos.

O objetivo principal do trabalho de Orientação Sexual é contribuir para que os alunos possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade.

Descrição da atividade:

A metodologia aplicada durante o processo de execução do projeto será diversificada, buscando a conscientização do tema abordado, a criatividade e a motivação, garantindo um maior envolvimento de professores e alunos nas ações propostas.

1ª ETAPA:

ü Reunião com os pais para apresentação do projeto, enfatizando a importância da abordagem sobre “Orientação Sexual” no cotidiano escolar. Deixando claro que o trabalho realizado pela escola não substitui nem concorre com a função da família, mas antes a complementa;

ü Iniciar com o texto informativo: “Dez motivos para falar sobre sexo em casa”, reflexão e debate;

ü Apresentação das “leis” que amparam e contemplam esse trabalho de Orientação Sexual nas escolas: Portaria Interministerial Ministério da Saúde e Ministério da Educação - nº 796, de 29 de maio de 1992; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais;

ü Participação da Secretaria de Saúde com amostra de dados do alto índice de “gravidez na adolescência” e a contaminação de “DSTs e AIDS” no município, ressaltando para os pais a importância de fornecer aos adolescentes informações claras e honestas sobre sexualidade, contracepção e prevenção das DSTs/AIDS;

2ª ETAPA:

ü Apresentação para os alunos dos temas fundamentais que serão abordados durante a execução do projeto: Corpo humano, Relações de Gênero e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS;

ü Discussão desses temas com os alunos, fazendo um levantamento dos conhecimentos prévios que estes têm sobre o assunto;

ü Confecção de uma “caixinha de dúvidas sobre sexualidade”, ressaltando para os alunos que as dúvidas serão sanadas no decorrer do projeto;

ü Ressaltar para os alunos que o projeto será desenvolvido na escola de acordo com o âmbito pedagógico, não tendo, portanto, um caráter terapêutico. Isso quer dizer que diferentes temáticas da sexualidade serão trabalhadas dentro do limite pedagógico, sem serem invadidas a intimidade e o comportamento de cada aluno.

Esses temas fundamentais a serem desenvolvidos serão estudados da seguinte forma:

I – CORPO HUMANO:

ü As transformações do corpo do homem e da mulher nas diferentes fases da vida, dentro de uma perspectiva de corpo integrado, envolvendo emoções, sentimentos e sensações ligadas ao bem-estar e ao prazer do auto cuidado;

ü Os mecanismos de concepção, gravidez e parto e a existência de métodos contraceptivos;

ü As mudanças decorrentes da puberdade: amadurecimento das funções sexuais e reprodutivas; aparecimento de caracteres sexuais secundários; variação de idade em que inicia a puberdade; transformações decorrentes de crescimento físico acelerado;

ü Respeito ao próprio corpo e ao do outro;

ü O fortalecimento da auto-estima;

ü Tranquilidade na relação com a sexualidade.

II – RELÇÕES DE GÊNERO:

ü A diversidade de comportamento de homens e mulheres em função da época e do local onde vivem;

ü A relatividade das concepções tradicionalmente associadas ao masculino e feminino;

ü O respeito pelo outro sexo, na figura das pessoas com as quais se convive;

ü O respeito às muitas e variadas expressões do feminino e masculino.

III- PREVENÇÃO ÀS DSTs/AIDS:

ü O conhecimento da existência de doenças sexualmente transmissível / AIDS;

ü A compreensão das formas de prevenção e vias de prevenção das DSTs/ AIDS;

ü A comparação entre formas de contato que propiciem contágio e as que não envolvem riscos;

ü Recolher, analisar e processar informações sobre AIDS, por meio de folhetos ilustrativos, textos e artigos de jornais e revistas;

ü O repudio as discriminações em relação aos portadores de HIV e doentes de AIDS;

ü O respeito e a solidariedade na relação com pessoas portadoras do vírus HIV ou doentes de AIDS.

As atividades acima propostas serão desenvolvidas através de:

ü Leitura de textos literários e informativos;

ü A partir desses textos promover debates, levantar questionamentos e ampliar a visão de mundo e de conhecimento sobre fatores que interferem na sexualidade humana: os estereótipos; mudanças físicas; mudanças psicossociais como o amadurecimento emocional, social, o desenvolvimento intelectual e moral e o contexto social atual.

ü Realização de pesquisa sobre os temas em estudo;

ü Exibição de slides, filmes, vídeos e DVD;

ü Pesquisas na internet:

ü Palestra dirigida pela Secretaria de Saúde abordando “gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e prevenção de DSTs/AIDS;

ü Entrevistar uma adolescente que esteja grávida ou que já esteve grávida;

ü O estudo sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino, será abordado de forma multidisciplinar com a professora de Ciências.

ü Realização de dinâmicas;

ü Para encerramento do projeto leitura do livro – Sexo: a hora é agora? O que você precisa saber para tomar essa decisão, Fernanda Wendel – Ed. Ática.

Espaço físico onde deve ou pode ser realizada a atividade:

As atividades serão realizadas, principalmente, dentro da sala de aula. No caso de palestras serão realizadas no pátio da escola; filmes e slides na sala de multimídia; pesquisas na biblioteca municipal e sala de informática.

Material necessário:

Lousa, giz e apagador, papel sul fite, cartolina, fita adesiva, pincel atômico, cola, folhas de EVA, lápis para colorir, tinta guache, pincel para pintar e tesoura.

Meio de comunicação a ser utilizado, caso necessário:

Livros, revistas, jornais e internet, vídeo, TV e aparelho de som, transparências, retroprojetor, DVD, arquivos de informática para datashow, folders informativos.

Tempo necessário à realização da atividade:

a) Para planejamento: Em média uma hora e meia para cada aula.

b) Para execução: Durante todo o ano letivo, com previsão de uma aula semanal para abordagem dos temas propostos no projeto.

Número ideal de participantes:

Em média 20 alunos por turma.

Descrição dos/as participantes:

Participarão diretamente desse projeto os alunos do 9º ano da Escola Municipal Adair de Oliveira Pinto, e seus respectivos professores. Também farão parte desse projeto o corpo administrativo, os pais e a comunidade; porém é importante ressaltar que estes participarão indiretamente.

Avaliação:

Primeiramente será realizada uma avaliação diagnóstica através da “caixinha de dúvidas” e conversas informais com os alunos como ponto de partida para o início do projeto.

Durante a execução do projeto a avaliação acontecerá de forma: Contínua, processual, dialógica e não classificatória; através de debates, apresentação de trabalhos e, sobretudo na observação da participação dos alunos em conversar sobre o tema expondo suas dúvidas e aprendizado.

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