PROJETO: TODOS CONTRA A DENGUE.
INSTITUIÇÃO: CEMEI E CRECHE MUNICIPAL PROFESSOR JOAO GOMES.
TURMAS: Maternal, Maternal I e Maternal II.
O número cada vez mais alarmante de casos de dengue em todo o Brasil traz preocupações a todos inclusive sobre a possibilidade de uma nova epidemia da doença. Desenvolver um projeto que vislumbre a conscientização dos alunos se faz necessário para que atitudes concretas sejam elaboradas e colocadas em prática no espaço coletivo. Tendo em vista toda essa problemática, percebeu-se a necessidade de
estimular as crianças a buscarem as respostas e se envolverem diretamente
no combate a proliferação da doença.
Em todo este contexto, quem também tem um importante papel é o professor dentro das escolas. Ele é o responsável por levar aos seus alunos todas as informações necessárias sobre o mosquito e o mau que ele causa. Muitas vezes, acontece destes alunos fazerem a vez de professores (as) dentro de casa, informando seus responsáveis como proceder na eliminação de qualquer risco de foco de dengue
É no espaço educacional que ações previamente sistematizadas são formuladas e concretizadas com o auxílio dos educadores., toda a prática deve ser acompanhada de informações claras e objetivas para que todos possam tomar ciência da gravidade do problema que o país enfrenta.
É através da Educação que formamos os futuros construtores de um país
Objetivos:
*Mobilizar os alunos no combate à dengue.
*Sensibilizar pais e alunos sobre a prevenção.
*Divulgar os sintomas da doença.
*Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal.
*Conhecer as características do mosquito transmissor da dengue.*Informar sobre os cuidados que devemos ter para não contrair a Dengue, como tratar e evitar essa doença.
D e s e nvo l v i m e n to :
*Roda de conversa sobre o assunto levando em consideração o que já sabem, o que querem aprender.O que fazer para combater a doença?
*Leitura de informativo sobre a dengue .
*Convidar funcionário da Secretária de saúde para falar sobre a Dengue.
* Realizar sondagem no espaço do CEMEI, para certificar-se de que não há agua parada.
*Confecção de um mural dos informativos lidos e apresentados aos alunos.
*Recorte e colagem de lugares onde o mosquito se prolifera.
*Dramatização sobre o tema.
*Produção de música .
*Passeio pelas ruas do bairro para detectar possiveis focos do mosquito.
História: O caçador de Mosquito.
Um mosquito-fêmea chamado Aedes, ronda a pracinha onde crianças brincam. Tal qual as bruxas dos contos de fadas, ela está à caça de novas vítimas para suas trapaças. Sua intenção é conseguir algumas gotas de sangue para procriar sua espécie.
Por outro lado, Dengão, uma das crianças, é um garoto inteligente e estudioso que adora se divertir com os amigos. No entanto, está sempre atento para as coisas que aprendeu na escola, por isso toma muito cuidado com a higiene pessoal e está sempre virando pneus e latinhas de boca prá baixo para evitar acúmulos de água, pois sabe que é ali que se formam os criadouros dos mosquitos transmissores da dengue
Um certo dia ele estava caçando mosquitos e encontrou-se com seu amigo Tico que achou muito engraçada aquela atitude. Foi quando Dengão explicou que naquela região havia sido detectado um foco do mosquito da dengue e que, alguma coisa tinha que ser feita. A principio seu amigo não entendeu como que um mosquitinho poderia causar tantos problemas, apesar de suas explicações.
Num belo dia eles convidaram a Juju para jogar peteca na pracinha e foi aí que o mosquito da dengue atacou. A pobre Juju ficou doente e se não fosse a pronta intervenção de seus pais, ela poderia ter morrido.
O livro busca conscientizar as crianças e os adultos quanto ao perigo que representa a dengue e os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito. O autor coloca coloca o mosquito Aedes como uma espécie de lobo-mau ( no caso – bruxa má) que quer atacar os três porquinhos e, como no clássico, ele sempre leva a pior. O personagem é do tipo "malandrão" e só quer prejudicar os outros, no entanto, sempre se dá mal...mas nunca perde a pose e promete sempre voltar...se as pessoas se descuidarem.
Escrito com muito humor, a o livro se transforme em uma peça teatral, fácil de ser montada. Sugere-se com teatro de fantoches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário