terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROJETO



Meio ambiente em quadrinhos

Henrique Mesquita

Público a ser envolvido: equipe escolar, comunidade (familiares e amigos dos alunos) e alunos do 4º ano.

Mídias a serem utilizadas: rádio, Cd com músicas da Maísa, material impresso (gibi), computador (para elaboração do projeto, televisão e aparelho de DVD e DVD com histórias da Turma da Mônica.
Objetivos:

* Trabalhar Histórias em Quadrinhos (HQ) e suas peculiaridades (balões, linguagens utilizadas, desenhos, dentre outras) com os alunos;
* Provocar na criança a curiosidade sobre como podemos proteger a natureza;
* Proporcionar aos alunos momentos divertidos ao lerem as Histórias em Quadrinhos (HQ) do Chico Bento, bem como ao assistirem ao desenho animado;
* Mostrar ao aluno que a Preservação da Natureza é um assunto sério e pode ser tratado de diversas maneiras, inclusive em HQ;
* Incentivar os alunos a criarem uma História em Quadrinhos com sugestões de proteção ao meio ambiente;
* Contrastar informações que os alunos já sabiam sobre o meio ambiente com as que eles aprenderam através do projeto;
* Formular conceitos sobre a preservação do meio ambiente para produzirem suas histórias em quadrinhos (HQ) com sugestões de proteção.

Justificativa: a preservação do meio ambiente é um assunto fundamental para os dias de hoje. Com o auxílio das HQ, os alunos entenderão ainda mais o assunto, percebendo a necessidade de se proteger o meio ambiente. As tecnologias escolhidas para a realização deste projeto servirão como uma ferramenta para a complementação dos ensinamentos e das trocas de informações entre todos os envolvidos no projeto.
Metodologia: O projeto será realizado da seguinte maneira:

* Explorar as peculiaridades da História em Quadrinhos (tipos de balões, desenhos, quadrinhos, etc);
* Debater sobre a importância de se cuidar do meio ambiente, uma vez que estamos vivenciando tragédias provindas das chuvas, das secas, dos ventos, dentre outros;
* Assistir ao desenho animado do Chico Bento: “Óia a Onça”. Após o desenho, numa Roda de Conversa, questionar os alunos sobre quais conhecimentos sobre o meio ambiente foram abordados no desenho animado. Através deste desenho animado, pode-se explorar também a noção de extinção de muitos animais de nossa fauna.
* Selecionar HQ do Chico Bento, explicando aos alunos que o Chico é um garoto bom e que pensa muito em proteger o planeta em que vive. Chico Bento cuida e protege os animais, não polui os rios e defende, com muita garra, a natureza. Dessa forma, Chico Bento é um exemplo de como devemos ser para cuidarmos do Meio Ambiente;
* Em grupos, os alunos lerão as HQ, para que troquem informações. Cada aluno terá acesso a todas as HQ selecionadas;
* Novamente, numa Roda de Conversa, os alunos dialogarão sobre as idéias do Chico em proteger a natureza. O educador sempre estará mediando esses diálogos;
* Para complementar a aprendizagem, escutar a música “Tempo de Mudar” da Maísa e Eliana. A música reforçará o que foi visto nas HQ;
* Elaborar HQ com sugestões de como podemos preservar o meio ambiente. Para que fiquem mais motivados, a atividade poderá ser feita em grupos;
* Expor as sugestões no mural do pátio, para que todos os alunos da escola, bem como a equipe escolar e a comunidade, possam ler as sugestões de como cuidar do nosso planeta. Dessa forma, poderão seguir as orientações das HQ e nosso Planeta Terra estará em boas mãos!

Período de realização: 1 semana.

Critérios de avaliação: a avaliação será constante, durante a realização das atividades. O educador deverá perceber o envolvimento e a motivação dos alunos no projeto. Dessa forma, o educador poderá mudar sua conduta no projeto, dinamizando as atividades e empenhando-se para dar significado e sentido na realização deste projeto;

Forma de socialização das produções: exposição das HQ no mural da escola, trocando informações com os demais professores sobre as atitudes dos alunos acerca dos trabalhos expostos e de como está repercutindo o tema trabalhado.

Referências utilizadas:

www.turmadamonica.com.br

http://letras.terra.com.br/maisa/1544964

2 comentários:

  1. Gostei do seu projeto, achei criativo e envolveu muito as mídias (nosso principal objetivo) no curso PROINFO 100 horas.

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto é muito bom, ele possui recursos variados.

    ResponderExcluir