segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JOVEM: O FUTURO DA HUMANIDADE

PROJETO: JOVEM: O FUTURO DA HUMANIDADE

ESCOLA MUNICIPAL “IRMÃ MARIA DE LOURDES”

INTRODUÇÃO:

Se quiséssemos definir o jovem, diríamos que jovem é aquele que usa plenamente todo o potencial de que o ser humano pode dispor. O desafio de viver intensamente cada momento, move a juventude. O jovem é o que tem espírito de luta. É o que tem convicção; o que tem fé; o que acredita; o que tenta ser diferente; o que ousa. O que pugna pela liberdade, pela vida, pelos direitos humanos.

Essa juventude ideal, ainda não macula pelos mesquinhos interesses, pela deformação social e por outros fatores de degradação humana. Essa é a juventude ideal, ainda não manchada por ideologias escravizadoras ou alienantes, por preconceito e por todo o tipo de drogas.

Todos os dominadores trabalham por meio de juventude, tornando-a como massa de manobra. A mocidade impetuosa canta seus temas, seus slogans, muitas vezes sem entender o sentido de seus clamores. E é fácil para ela começar na rebelião, pois os jovens de si mesmos são rebelados. Querem depor o governo, acabar com a autoridade paterna em casa, gritar que é proibido proibir. Sonham com o novo, com outros caminhos.

Garra, paixão, entusiasmo. Eis a marca da juventude. Fazer bem-feito e sem medo. Colocar toda força a sérvio de grandes ou pequenas causas. Construir um mundo mais solidário, mais humano, mais fraterno.

OBJETIVO GERAL:

Conscientizar a juventude de viver uma vida plena, entusiástica, saudável,deixando boas sementes por onde passar, sendo ela o futuro da humanidade.

JUSTIFICATIVA

Esse projeto visa contribuir para a formação de uma juventude sã, realizadora dos seus ideais. Tendo em vista o contexto social em que a escola está inserida, onde são constantes o confronto com gravidez na adolescência, alunos entrarem e até se perderem no mundo das drogas. A escola através de suas práticas educativas procura promover e ampliar as condições necessárias para a formação de uma juventude consciente e responsável por transformações sociais.

DESENVOLVIMENTO

- Conhecer a Revolução dos Jovens nos Anos Sessenta

- Artes (trabalhar texto:Jovem-Guarda- pesquisa na internet)

- Educação Religiosa: Textos sobre jovens

Musicas dos Anos sessenta

Painel (jovens)- fotos, gravuras, jornais

Slogans, frases e cartazes

- Promover palestras com psicóloga sobre a Beleza da Juventude, seus desafios, sua insegurança, as drogas, a afetividade (slides).

- Convidar um profissional da saúde para falar sobre gravidez na adolescência e sexo seguro (data show com textos e imagens)

- Presença de Componentes do Grupo de Jovens de Abaeté na escola para uma conversa aberta com os jovens, seguidos de canto.

- Sessão cinematográfica

- Grupo de Teatro de Abaeté

- Passeio ciclista com os alunos da escola com faixa (Educação Física) acompanhados pelo carro de som.

FECHAMENTO

Data: 11/08/2011

- Jantar para os alunos

-Premiação da melhor frase sobre jovens

-Clip sobre a Jovem Guarda, seguida de músicas.

- Aluna (Luciana) cantando: É preciso saber viver/ Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones/ Eu sou terrível e músicas atuais (Luan Santana)

- Grupo de dança dos Anos Sessenta (matutino e noturno) Splish Splesh fez o beijo que eu dei nela.

-Show de Talentos (premiação)- filmado e fotografado para postar no blog da escola.

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos!”

(Eleanor Roosevelt)

AGRADECIMENTO: À Pedagoga Rosilene que elaborou e desenvolveu com toda a escola, especialmente a EJA esse projeto, que com certeza será um ganho para os alunos, pais, professoras e a sociedade escolar em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário