sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Projeto Cirandando e Brincando

ESCOLA MUNICIPAL ARCO-ÍRIS

PROJETO CIRANDANDO E BRINCANDO



JUSTIFICATIVA

O Projeto Cirandando e Brincando tem como finalidade o resgate das músicas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, adivinhas, receitas e algumas lendas que fazem parte da cultura brasileira, além de promover a integração entre as crianças, fortalecer a identidade cultural, oportunizar a troca de saberes inter-classes e de geração para geração, reforça a auto estima de forma a ampliar a ciranda mundial em defesa da inocência e da integridade da infância, contribuindo para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz pela brincadeira e diversão.
O Projeto nasceu da observação de que as crianças não conhecem a maioria das brincadeiras, músicas e lendas que fazem parte da nossa cultura e da infância de muitos de nós educadores e pais.

Pretendemos buscar a família como parceira e delas também extrair experiências divertidas da infância que tiveram.


EIXOS TEMÁTICOS: Natureza e Sociedade; Identidade e Autonomia; Movimento; Artes; Música; Linguagem Oral e Escrita; Matemática.


OBJETIVOS:


  • Valorizar a cultura brasileira e a aproximação da família no processo de ensino e aprendizagem;

  • Conhecer as Músicas Infantis, de Roda, Brincadeiras e alguns personagens que fazem parte da cultura brasileira e sua infância.

  • Ampliar o repertório, facilitando a interação com as linguagens oral e escrita;

  • Possibilitar o contato com os vários gêneros textuais;

  • Estimular a criatividade e a imaginação;

  • Trabalhar a ampliação a capacidade motora em diversos aspectos, bem como a expressividade motora, oral e escrita;


ESTRATÉGIAS:


COLHENDO INFORMAÇÕES:


* Forme uma roda de conversa e estimule as crianças a falar sobre suas vivências, assim perceberá os conhecimentos que apresentam sobre nosso Folclore. A cada dia aborde um assunto: por exemplo: brincadeiras de roda, músicas infantis, parlendas, adivinhas, lendas, etc.

Explique no primeiro dia que o Brasil recebeu influência de outros povos, que trouxeram em suas bagagens, além de objetos de uso pessoal, muitas histórias, crenças, lendas e mitos com seres fantásticos. Por outro lado, já viviam aqui os índios, que também tinham suas histórias, crenças, lendas e mitos. Hoje, todos esses personagens, e outros que foram criados ao longo do tempo, vivem em harmonia na nossa floresta e na imaginação do povo brasileiro, que por essência é multirracial e multicultural.


HISTÓRIA: A CADA DIA UM PERSONAGEM


* Mostre a figura de vários personagens e faça uma sondagem a fim de saber qual já conhece e qual não conhecem. Estabeleça, juntamente com eles uma rotina para que você possa contar a história dos principais personagens do folclore, fazendo um gráfico de acordo com seus interesses, ou seja, faça com eles um cronograma, utilizando o calendário, qual a história que querem ouvir primeiro, segundo, etc.


DIVERSÃO E EXPERIÊNCIAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO


* Oriente as crianças a realizar uma pesquisa entre os familiares sobre antigas cantigas de roda, parlendas, trava-linguas, brincadeiras, brinquedos, e que tragam por escrito as informações colhidas. Faça também uma divisão por semana dos assuntos, ou seja, a cada semana uma pesquisa de um tema, e convide algumas mães e pais para virem à escola ensinar brincadeiras, receitas, confeccionar brinquedos junto aos alunos, elabore dinâmicas para que participem com gosto e entusiasmo e no final faça um livro com todos os dados colhidos. Livro Coletivo.

TROCA DE SABERES INTER-CLASSES


Convide alunos de outras classes para ensinarem brincadeiras e ajudar na confecção de brinquedos, dobraduras, participar de campeonatos, dentre outras idéias que surgirem no decorrer dos trabalhos.

_ Outras sugestões são promover um campeonato de trava-linguas para que as crianças expressem suas práticas comunicativas, criar grupos para que os pequenos aprendam a formalizar oralmente as parlendas e utilizar os espaços externos para as cantigas de roda e brincadeiras.


As Sugestões foram dadas, agora é só distribuir os temas e bolar as atividades de cada dia da semana e seus objetivos, bem como materiais que serão necessários.


SUGESTÃO DE DIVISÃO DE TEMAS:

PRIMEIRA SEMANA:

BRINCADEIRAS DE COMPETIÇÃO E COLETIVAS- ENVOLVER A FAMÍLIA NESTES JOGOS.

A CADA DIA A HISTÓRIA DE UM PERSONAGEM: Ver preferências das crianças.

MÚSICAS: Ensinar somente duas músicas por semana


SEGUNDA-FEIRA

02 DE AGOSTO

TERÇA-FEIRA

03 DE AGOSTO

QUARTA-FEIRA

04 DE AGOSTO

QUINTA-FEIRA

05 DE AGOSTO

SEXTA-FEIRA

06 DE AGOSTO










Nenhum comentário:

Postar um comentário