segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Higiene e Hábitos Saudáveis - Ensino Fundamental

Projeto Higiene e Hábitos Saudáveis

Justificativa:

O projeto higiene tem como intuito desenvolver hábitos higiênicos no ser humano. Levando-o a conhecer melhor o seu corpo seu corpo, ampliando conceitos de saúde, levando-o a descobrir que o indivíduo está presente no meio social relacionando-se com outros seres e com todos os ambientes onde vivem, identificando e analisando diferenças, hábitos, preconceitos, culturas características, valores de uma sociedade ao qual está inserido.

As atividades serão desenvolvidas pela professora e pelas crianças que irão praticar e desenvolver hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente,cuidados com o corpo e a socialização da criança com sua comunidade escolar, familiar e toda sociedade que a cerca. É importante lembrar que a criança tem um desenvolvimento integrado e a organização de situações de aprendizagens mediadas ou orientadas pelo professor permite à criança o acesso a conteúdos de diversas áreas do conhecimento.

Objetivo Geral

*Mostrar a importância da higiene no nosso desenvolvimento

*Desenvolver consciência de preservação do meio ambiente

*Possibilitar a criança conhecer seu corpo suas necessidades de higienização

Objetivo Especifico

*Criar hábitos de higiene

*Conscientizar as crianças sobre a necessidade de se manterem limpos os locais onde vivemos

*Falar sobre a higiene na alimentação

Conteúdos:

*Música

*Atividades com rótulos

*Atividades com revistas e jornais

*Histórias a partir de gravuras

*Atividades com letras

*Atividades de matemática

*Artes

*Revistas em Quadrinhos

*Jogo da memória com rótulos

*Confecção de um álbum de recortes e desenhos sobre a importância da higiene.

*DVD

Metodologia

1ª e 2ª Aula

Apresentação da estagiaria a turma, conversa informal.

*Rodinha para dinâmica do nome,

*Cantar a música: Lavas as mãos.

*Fazer algumas perguntas:

*Vocês sabem o que é higiene?

*Você cuida do seu corpo?

*Toma banho,escova os dentes,deixa o papai e a mamãe cortarem suas unhas?

*Lava e penteia os cabelos.

*Quem faz todos os hábitos no mural do Projeto Higiene.

3ª e 4ª Aula

Pedir as crianças para trazerem os rótulos de produtos de higiene de casa.

Fazer o jogo de produtos de higiene de casa.

Colar na cartolina 2 rótulos de cada produto,recortar e fazer dez pares.

Virar as peças do jogo para baixo e depois deixar as crianças brincarem com o jogo da memória ensinando antes as regras do jogo.

5ª e 6ª Aula

Levar para sala de aula gravuras de objetos e contar uma história sobre o que você observou.

Depois, o professor fará a escrita no quadro ou no mural da história coletiva, com as idéias da turma.

Antes, o professor poderá conversar na rodinha mostrando a gravura sobre a higiene dos dentes,quando devem escová-los ao se levantar,depois das refeições e antes de dormir. Se quiser o professor poderá pedir que CAD criança leve uma escova e a pasta dental,para mostrar o modo correto de se escovar os dentes.

7ª e 8ª Aula

Interpretando gravuras:

Observar as gravuras e fazer a mímica de cada uma

Solicitar que respondam e executem as situações abaixo:

*Qual é o produto de higiene utilizado em cada uma?

*Comentar com o coleguinha em que momento se devem praticar estes hábitos de higiene.

*Saber das crianças se elas ajudam em casa.

*Elaborar um mural ”Como você ajuda a mamãe”?

*O professor irá escrevendo á medida que as crianças forem falando.

9ª Aula

A professora poderá levar para sala de aula uma boca em EVA ou outro material para representar uma simulação de escovação dental

*Dar uma escova para cada aluno para que na prática façam a escovação dental.

10ª Aula - Fechamento do projeto higiene

*Reforçar o aprendizado durante a do projeto e aplicar na realização. Da prática, na vida diária do aluno.

*Levar fruta para fabricação de uma salada.

*Reforçar as práticas higiênicas para realização da salada de frutas.

*Levar os alunos a interagirem com os colegas para fazer em grupo a salada de frutas.

Avaliação

A avaliação poderá ser contínua, sempre observado pelo professor apoiado pela família.

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