terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto

Quem Sou Eu? Conhecendo Minha História de Vida

Mércia Maria da Silva


1 - OBJETIVOS:

1.1 - Geral:

  • Levantar dados sobre a história dos alunos como estratégia para envolver a comunidade escolar no desenvolvimento dos alunos da SRM.

1.2- Específicos:

  • Reunir registros sobre a história da vida dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação como escrita, leitura e expressão corporal.

2- JUSTIFICATIVA:

Para o desenvolvimento do projeto de inclusão na Escola, um dos pontos fundamentais é a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento dos alunos. Além disso, conhecer a história de cada aluno atendido é imprescindível para o desenvolvimento do trabalho na SRM. Trabalhar com a história de vida dos alunos possibilita, além da aproximação da comunidade escolar, o enriquecimento das atividades que visam desenvolver habilidades diversas nos alunos, como leitura, escrita e outras formas de comunicação.

3- METODOLOGIA:

O trabalho consistirá numa pesquisa de campo, do tipo etnográfico, pelo levantamento da história de vida dos alunos. O levantamento de dados será realizado por meio de entrevistas orais e escritas, análise de fontes escritas, fotografias. Em seguida, os dados coletados serão sistematizados em forma de textos analíticos, descritivos, linha do tempo, árvore genealógica, memorial, confecção de um caderno de registros.

4- CRONOGRAMA:

Atividade

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Levantamento de dados

X





Análise e organização


X

X



Elaboração do caderno de registros


X

X

X


Divulgação do trabalho final





X

5- ATIVIDADES:

5.1- Ficha de Identificação:

· Meu nome:

· Meu retrato:

· Data do meu nascimento:

Dia: Mês: Ano:

  • Idade:
  • Nome da Minha mãe:
  • Nome do meu pai:
  • Minha impressão digital:

5.2- Onde Moro:

  • Rua ou Avenida:
  • Bairro:
  • Cidade:
  • Estado:
  • País:

5.3- Como sou:

  • Altura:
  • Cor dos cabelos:
  • Cor dos olhos:
  • Número de dentes:
  • Tamanho dos pés (N º do calçado):

5.4- Em casa entreviste uma pessoa de sua família para montar a história do seu nome. Faça as perguntas abaixo e depois pergunte outras coisas que você gostaria de saber sobre o seu nome.

História do meu nome:

  • De quem foi a ideia?
  • Qual o motivo da escolha do meu nome?
  • Foram sugeridos outros nomes para mim?

( ) Sim ( ) Não

Qual ou quais?

  • Se eu fosse de outro sexo, qual seria meu nome?
  • Outras perguntas:

5.5- Para você responder:

  • Quantas pessoas você conhece com nome igual ao seu?

Você tem apelido?

( ) Sim ( ) Não

Qual ou quais?

Você gostaria de ter outro nome?

( ) Sim ( ) Não

Qual?

5.6- Conte para seus colegas a história de seu nome.

5.7- Você pesquisou a história de seu nome. Neste bloco você vai pesquisar a história de sua vida.

5.7.1 – Em casa, entreviste uma pessoa de sua família para montar a história do seu nascimento. Faça as perguntas abaixo e no fim pergunte outras coisas que você gostaria de saber sobre o seu nascimento.

História do meu nascimento:

  • Onde nasci?
  • Como foi meu nascimento?
  • Como foram meus primeiros dias em nossa casa?
  • Eu dormia muito quando era bebê?
  • Eu chorava muito quando era bebê?
  • Que doenças eu tive quando era bebê?
  • Até que idade mamei no peito?
  • Quando eu nasci, nós morávamos aqui? Se não, em que outros lugares moramos?
  • Outras perguntas.

5.7.2 – Quando você nasceu, todos faziam quase tudo por você. O que você fazia sem a ajuda dos outros?

5.7.3- Registre no quadro abaixo o que você aprendeu em cada idade:

Idade

O que eu aprendi a fazer nessa idade

0 a 1 ano


1 a 2 anos


2 a 3 anos


3 a 4 anos


4 a 5 anos


5 a 6 anos


6 a 7 anos


7 a 8 anos


5.7.4- Se você tiver, cole uma foto de quando era bebê.

5.7.5- Se você tiver fotografias de outros momentos de sua vida, leve algumas para a escola.

5.7.6- Conte a história do seu nascimento e mostre para os colegas as fotos que você trouxe.

5.7.7- Monte com os colegas uma exposição dos desenho antigos trazidos para a classe. Compare com seus desenhos atuais.

6- UM PASSO A MAIS:

1- Que pessoas você acha mais importantes na sua vida? Escreva os nomes delas.

2- Muitas coisas alegres já aconteceram em sua vida> Mostre aqui uma delas, escrevendo ou desenhando>

7- MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO:

7.1- O que você vai saber: informações sobre o seu nascimento.

7.2- Como você vai saber: procure na Certidão de Nascimento.

7.3- Preencha o quadro:

Data de nascimento


Local (nome do município)


Nome do pai


Nome da mãe


Avós paternos



Avós maternos



Data do registro


  • Marque com X sua resposta:

Seu nascimento foi:

( ) parto normal

( ) parto cesariana

  • Agora responda:

Seu registro foi feito no dia do seu nascimento ou em outro dia?

Por que é importante ter Certidão de nascimento? Pergunte a um adulto e registre.

8- MEU ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS:

8.1- O que você vai saber: as mudanças que ocorreram com você.

8.2- Como você vai saber: com a ajuda de um adulto, procure no álbum de fotografias uma foto sua quando você era pequeno ou pequena.

  • Cole sua foto aqui.
  • Agora, preencha o quadro:

Quando a foto foi feita


Onde foi feita


Quantos anos você tinha


Aparecem outras pessoas na foto? Quem?



Outras informações importantes sobre essa foto




  • A partir das informações do quadro, conte a história dessa foto aos seus colegas.

9- MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA:

9.1- O que você vai saber: quem são os seus antepassados.

9.2- Como você vai saber: entrevistando seus pais, avós ou outros familiares.

  • Complete sua árvore genealógica:

Escreva os nomes das pessoas nos quadro menores.

Faça desenhos ou cole fotos das pessoas nos quadros maiores.

Meus avós paternos





Meus avós maternos









Meu pai


Minha mãe











Eu

















  • Responda:

Você tem irmãos? Se sim, faça quadros para eles. Coloque o nome dos irmãos mais velhos à esquerda do seu quadro e dos irmãos mais novos à direita do seu quadro.

Que pessoas da sua árvore nasceram antes de você? Contorne o nome dessas pessoas com lápis de cor.

10- AVALIAÇÃO DO QUE FIZEMOS:

  • Quais foram as nossas fontes de pesquisa para as atividades realizadas?
  • Entre os dados pesquisados, quais você achou mais interessantes? Explique.
  • Entre os dados levantados sobre sua história, destaque algum que mostre o quanto você mudou desde que nasceu.
  • Agora, cite algum dado de sua história que mantém igual desde o seu nascimento.
  • Entre as atividades propostas, quais coce achou mais interessante? Por quê? Houve alguma atividade da qual você não tenha gostado? Por quê? Exponha sua opinião para seus colegas e ouça a opinião deles.

11- APRESENTAÇÂO DOS RESULTADOS:

Foi realizado no refeitório da escola uma apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, cada aluno expôs e falou um pouco sobre sua história.

Foram expostos:

· O caderno de cada aluno contendo sua história.

· Cartazes explicativos sobre o tema:

Cartaz 1: COMO CONHECECEMOS A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PESSOA:

Através de registros dos acontecimentos da vida de cada pessoa como:

· A certidão de nascimento

· Álbum de fotografias

· Cartão de vacinação

· Registros escolares

· Álbum de figurinhas

· Diários

· Livros

· Desenhos

Cartaz 2: A BIOGRAFIA é a história de vida de alguém:

Preencher nossa história é perceber as marcas do tempo no corpo das pessoas

como:

· A queda dos dentes de leite

· Cicatrizes de vacinas e tombos

· As rugas e os cabelo brancos.

12- MENSAGEM FINAL:

Família, Presente de Deus

É muito bom ter uma família.

Na família nós encontramos ajuda para viver melhor.

A família é um apoio, uma força, é o ambiente ideal para crescer, aprender, viver e

Ser feliz.

Com a família se aprende:

_ as primeiras lições de vida;

_ ser amigo;

_ educado;

_ falar a verdade;

_ ajudar as pessoas;

_ cuidar de si mesmo e dos outros.

A família precisa ter um ambiente de harmonia e carinho para que todos cresçam

com segurança e equilíbrio emocional.

13- DEDICATÓRIA:

No final dos trabalhos cada aluno digitou sua dedicatória e eu quero deixar aqui a minha:

Dedico este projeto a todos colegas do curso PROINFO 100 horas, ao nosso orientador Marcão, e especialmente aos alunos da sala de recursos da Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes”e ao meu colega Gilberto, que foi parceiro na elaboração e execução do mesmo.

Obs: Este projeto foi desenvolvido na Sala de Recursos da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" no ano de 2008. Todas as atividades foram digitadas pelos alunos orientados pelos professore responsáveis pela elaboração e execução do projeto (Gilberto e Mércia).


Fotos do Encerramento do Projeto


Um comentário:

  1. Os projetos desenvolvidos na EM Irmão Maria de Lourdes são de alto nível!
    Os professsores e demais funcionários são dinâmicos!!

    ResponderExcluir