segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Festa Junina

PROJETO FESTA JUNINA
1 Tema/temática: Projeto Festa Junina
2 Turma: 2º ANO- Ensino Fundamental- Turno Vespertino
3 Duração: 40 horas

4 Justificativa
O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha. Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.
5 Objetivo Geral
* Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas.
6 Objetivos Específicos
- conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
- valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
- desenvolver o interesse e gosto pela tradição;
- planejar a realização de uma Festa Junina;
- resgatar a memória das Festas Juninas;
- enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;
- distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;
- sociabilizar os alunos;
- desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
7 Conteúdos propostos a serem trabalhados
Identidade e Autonomia
Artes visuais
Movimento
Música
Linguagem oral e escrita
Natureza e Sociedade
Matemática

8 Metodologia

A metodologia adotada inicialmente foiuma reunião com os alunos, numa roda de conversa sobre o assunto, onde todo terão oportunidade de relatar seus conhecimentos e experiências.
As atividades foram incorporadas às atividades diárias dos alunos complementando assim o conteúdo.
9 Aplicação Metodológica, Análise e Considerações sobre a docência
Conversou-se com os alunos para selecionarmos os temas a serem trabalhados sobre as FESTAS JUNINAS. Foram trabalhados textos sobre a origem da festa, Lenda da fogueira, Enfeites na sala de aula, vestimentas, bebidas, comidas, músicas, danças.
Os alunos pesquisaram em casa sobre festas juninas. Após, falaram sobre a pesquisa, e criamos um texto coletivo.
Enfeitou-se a sala de aula com cartazes e bandeirinhas coloridas. Os outros próximos temas foram trabalhados no decorrer do período.
Foram resolvidos problemas matemáticos com os temas da festa, com os preços dos alimentos típicos da festa.
Trabalhou-se com os alunos sobre os perigos dos fogos de artifícios em seguida os alunos criaram recados para ser colocado nos corredores, alertando sobre os perigos causados pelos fogos.
Os alunos se organizaram em grupos, e cada grupo trabalhou sobre um assunto escolhido anteriormente e fizeram uma exposição dos trabalhos para toda a escola.
Alguns alunos, com dificuldade em matemática, trabalharam no laboratório de informática, com figuras geométricas, (bandeira, balão).
Fez um estudo sobre a vida do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural); atividade que os alunos desenvolveram muito bem, devido residirem na zona rural
Houve montagem de painéis juninos para enfeitar a escola, leitura de textos informativos, caça-palavras, cruzadinhas, confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época.
O ponto culminante do projeto foi a execução da quadrilha pelos alunos e a exposição do caderno de receitas elaboradas por eles.

10 Recursos utilizados

Músicas;
Colagem;
Recortes;
Produção de enfeites para a sala;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina.
Cartazes; Papel manilha;Sulfite;Cola;Tintaguache;Lápis de cor; EVA, TNT; Tesoura; Pincel; Crepom;CDs; Aparelho de som; Televisão;Fantasias

11 Avaliação
A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto. Serão avaliadas no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário