Projeto♫♪
Com Música
Também se
Aprende
Turma: 1º ano do Ensino Fundamental
(ciclo da alfabetização)
Agosto de 2011
Estrela do Indaiá - MG
|
Ciranda da Bailarina
Adriana Calcanhotto
Composição: Chico Buarque / Edu Lobo
Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga,
tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem
um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida ela não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem
um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem,
todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem...
-----------------------------------------------------------------------------
Introdução
A música é um fenômeno corporal de grande receptividade. Mesmo antes de nascer, ainda no ventre da mãe, a criança já entra em contato com o universo sonoro: vozes de pessoas, sons produzidos por objetos, sons da natureza, dos seres vivos, do canto de sua mãe e outros.
È muito grande a influência que a música exerce na criança. Podemos notar num bebê que ao mínimo som se movimenta, que a música estimula suas funções sensoriais e afetivas. E é por isto que a música deve fazer parte da proposta educacional de qualquer professor, pois além de ser estimulante, é muito bom danças c a música, e a criança canta, dança e se movimenta se realiza, enfim.
Justificativa do projeto
Através desse projeto visa-se fazer uma intervenção pedagógica, onde serão levadas em considerações as dificuldades individuais de cada aluno. Serão trabalhadas atividades diferenciadas, onde os alunos terão oportunidade de reforçar seus conhecimentos de forma lúdica e diferenciada. A proposta desse projeto é ser trabalhado em todas as diciplinas de forma interdisciplinar. Visando sempre o desenvolvimento das crianças com maiores dificuldades de aprendizagem.
Objetivos
· Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
· Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
· Contar o número de letra das palavras;
· Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
· Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
· Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
· Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
· Produzir textos silabicamente;
· Ouvir e compreender histórias;
· Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra);
· Analisar palavras desconhecidas.
Desenvolvimento
· Abertura do projeto.
·Apresentação do Vídeo e da Música em Datashow (http://www.youtube.com/watch?v=fUjImjI6eZo)
(http://www.youtube.com/watch?v=HUFCUXJtBUE&feature=related)
(http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ&feature=share_email)
· Confecção de um mural com uma bailarina pra exposição dos trabalhos feitos pelos alunos;
· Interpretação da letra da música;
· Reconto da letra da música feita pelos alunos na rodinha;
· Ilustração;
· Dicionário Ilustrado com as palavras desconhecidas, confeccionado pelos próprios alunos;
· Acróstico, com palavras simples;
· Texto coletivo com o tema da música;
· História muda com o tema;
· Quebra cabeça;
· Colagem e recorte;
· Exposição de todos os trabalhos;
· Mural de fotos.
Recursos didáticos:
Apresentação (dramatização da música), lápis de colorir, xérox, recorte e colagem, pincel e tinta, máquina fotográfica, datashow.
Avaliação:
Avaliação poderá ser percebendo o envolvimento das crianças com a Música, reforçando os conhecimentos de forma lúdica e diferenciada, podendo ser um projeto contínuo, trabalhado em todas as disciplinas de forma interdisciplinar introduzindo outros temas no mesmo contexto musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário